sexta-feira, 2 de maio de 2025

HOJE COMEMORAMOS O ANIVERSÁRIO DE 90 ANOS DA DRA. GERALDINA FAGUNDES


Nascida em 02 de maio de 1935, na cidade de Santo Antônio, filha do Tabelião Antônio de Oliveira Fagundes e de Helena Fagundes, a Doutora Geraldina Fagundes de Souza Lima completa hoje 90 anos de idade.


Em sua vida pessoal foi casada com o Sr. Evilásio de Souza Lima, tendo com ele 06 (seis) filhos: Antônio Evilásio, Ana Helena, Sylvio Roberto, Norma Lilian, Bartolomeu e Rozana.


E deles vieram muitos netos e bisnetos.

Em sua vida profissional foi professora, costureira, advogada, servidora pública federal, membro do Lions Club de Goianinha e Juíza de Direito.

E Geraldina Fagundes entrou após os 30 anos na Faculdade de Direito, quando sua sede era no Bairro da Ribeira em Natal-RN, saindo de Goianinha todos os dias para assistir aula e trabalhar na Justiça Federal.

Após formada, prestou por 2 (duas) vezes o Concurso para Juiz de Direito do TJRN, não tendo passado na Prova Oral na sua primeira tentativa.

Dizem algumas pessoas, que os Desembargadores da época não a deixaram passar, pois ela tinha o "gênio forte" e não daria certo no Tribunal. Seria um caso de misogenia ?

Então, na segunda tentativa passou no Concurso para Juiz em 1981, aos quase 50 anos de idade, tendo como sua primeira Comarca a de São Rafael, justamente no período de construção do açude Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, o qual é o maior reservatório de água do Rio Grande do Norte.

E foi em 14 de julho de 1982, quando o então presidente do TJRN, Des. Danilo Barbalho Simonetti, dava posse ao seguinte grupo de juízes: Berenice Roque, Tálita de Borba, Neíse Fernandes, Edilson França (atualmente Procurador da República), Vivaldo Pinheiro e Gilson Barbosa (ambos desembargadores do TJRN), Ivan Lira (atualmente juiz federal convocado pelo TRF da 5ª Região), além dos juízes aposentados José Cordeiro, Soledade Fernandes, Lindalva Medeiros e Geraldina Fagundes de Souza Lima.

Durante sua construção a Juíza Geraldina Fagundes teve que decidir sobre ações de desapropriação de terra de várias pessoas, pois toda a cidade seria submersa, devendo todos irem para a nova cidade de São Rafael.

A Dra. Geraldina Fagundes de Souza Lima exerceu o cargo de Juíza de Direito do ano 1982 até 2005, no total foram 23 anos dedicados a Magistratura Potiguar, tendo como último cargo a de Juíza da 1º Vara Criminal da Comarca de Mossoró-RN.

Sempre a frente de seu tempo, não abaixava a cabeça quando estava certa, tendo pago o prelo em algumas oportunidades, mas vencido em sua grande maioria.

Acompanhem algumas imagens dos seus 90 anos de vida e de aventuras:

Aniversário da minha filha

Reunião do Lions Club

Encontro na Praia de Pipa 2010

No fórum de São José de Mipibu com servidores em 2000

Casamento de minha neta ao lado de minhas filhas

Encontro com familiares em Tabatinga

Recebendo a comunhão de Padre Armando em 2011

Ida a Justiça Federal com meu Neto em 2012

Meu Aniversário de 80 anos ao lado de meus netos

Minha formatura como Bacharela em Direito

No aniversário de minha irmã Geralgina

Em Solenidade do Lions Club em 2015

Aniversário do Meu Bisneto em 2016

Viagem Internacional em 2010

Eleições em São José de Mipibu com Zé Figueiredo em 1996



Nenhum comentário:

Postar um comentário