
Ao som dos tambores, visitantes conhecem de perto a história da comunidade de Sibaúma. | Foto: Tiago Lima
No Rio Grande do Norte, pequenos negócios do setor de turismo têm investido em experiências turísticas autênticas, oferecendo ao visitante a oportunidade de vivenciar o estado além da tradicional combinação de sol e mar.
Uma dessas oportunidades é o chamado Turismo de Base Comunitária. E o que é isso ?
O Turismo de Base Comunitária (TBC) é uma modalidade de turismo desenvolvido pela própria comunidade, onde a população local possui o controle efetivo das terras e das atividades econômicas associadas à exploração do turismo.
Nesse modelo, a comunidade se envolve na apresentação dos patrimônios como atrações e oferece produtos produzidos por eles próprios, visando o desenvolvimento local e a valorização da cultura e história. É uma forma de turismo mais sustentável e participativa, diferente do turismo tradicional.
E o município de Tibau do Sul possui Turismo de Base Comunitária ?
Podemos dizer que sim.
Em Tibau do Sul, a Associação de Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte também integra o roteiro, com uma experiência que inclui passeio em flutuante sobre a Lagoa de Guaraíras, degustação de ostras frescas e visita ao local de produção.
Já a Comunidade Quilombola da Praia de Sibaúma, os visitantes conhecem a história da localidade e acompanham demonstrações do Zambê, ritmo tradicional da cultura afrodescendente.
Essas atividades integram ações voltadas ao turismo de base comunitária, com iniciativas de apoio técnico e capacitação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário