O RN confirmou nesta quinta-feira (22) o primeiro caso do chamado “superfungo” Candida auris no estado, um microrganismo fúngico resistente a múltiplos medicamentos e considerado uma grave ameaça à saúde pública global. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o caso foi registrado em um paciente internado no Hospital Central Coronel Pedro Germano, em Natal.
Segundo o médico infectologista Eduardo Teodoro, que atua no Hospital da PM, o paciente não apresenta infecção causada pelo fungo, mas uma colonização.
De acordo com o médico, o paciente deu entrada na unidade no dia 16 de janeiro com quadro de insuficiência cardíaca. Durante a internação, foram coletadas amostras de rotina. No dia 20 de janeiro, por volta das 13h, o laboratório anunciou a suspeita.
Segundo a professora Eveline Pípolo, médica infectologista e chefe do departamento de infectologia da UFRN, o paciente internado é um espanhol que mora em Pipa há seis anos. Segundo a especialista, ele tem uma doença cardíaca crônica.

Nenhum comentário:
Postar um comentário