segunda-feira, 4 de agosto de 2025

OPERADORES DE TURISMO DA AMÉRICA DO SUL VISITAM DO RIO GRANDE DO NORTE EM AÇÃO PARA PROMOVER O TURISMO POTIGUAR

Foto Cedida.

Operadores de turismo da América do Sul visitam o Rio Grande do Norte em ação para promover o estado no exteriorFamtour promovido pela Embratur e Sebrae reúne operadores da Argentina, Colômbia e Chile para apresentar um portfólio de produtos turísticos e gerar novas oportunidades de negócios

Por Com informações da Embratur

Oito operadores de turismo de países sul-americanos conhecem, desde 2 de agosto, experiências em destinos do Rio Grande do Norte, na mais recente edição do Famtour Experience Brasil. A ação, que segue até domingo, (10), é promovida pela Embratur em parceria com o Sebrae e tem como foco apresentar roteiros, vivências e serviços aos agentes e operadores de viagens, promovendo o Brasil como um destino competitivo e diversificado no mercado internacional e ampliando a geração de negócios para o trade turístico local.

Natal, Pipa e São Miguel do Gostoso já figuram como localidades altamente demandadas por turistas internacionais, representando uma base sólida para a expansão de negócios. Ao fazer essa ponte, a Agência promove oportunidades comerciais diretas e fortalece a presença do Brasil no cenário global, inserindo produtos e serviços inovadores na prateleira do turismo mundial.

O roteiro busca apresentar aos operadores da Argentina, Chile e Colômbia a diversidade do Rio Grande do Norte como um destino de multiprodutos, alinhado às novas tendências de consumo e perfis de viajantes. Natal foi o ponto de partida, porta de entrada para o litoral potiguar. Pipa foi a primeira parada, onde o grupo vivenciou diversas experiências, dentre elas passeio para conhecer o Santuário Ecológico, onde fez trilhas em meio a Mata Atlântica, caminhada em cima das falésias para observar tartarugas e conhecer a Baía do Golfinhos.

Os comunicadores seguirão para Galinhos, um refúgio onde a simplicidade é o maior luxo. A chegada, feita em barcos por águas tranquilas, revela um paraíso de dunas douradas, manguezais e salinas que cintilam ao sol. Um farol solitário, guardião da península, guia os olhares para um horizonte de beleza preservada.

O itinerário termina em São Miguel do Gostoso, onde o vento dita o ritmo da paisagem. A prática de Kitesurf e windsurf colorem o céu, enquanto praias extensas como Tourinhos convidam ao descanso e à contemplação. O pôr do sol, em tons alaranjados e rosados, fecha o roteiro como um espetáculo diário da natureza.

Feel Brasil

Algumas destas atividades carregam o selo e estão integradas ao projeto “Feel Brasil”, criado pela Embratur, em parceria com o Sebrae, que selecionou 101 experiências turísticas de alto valor agregado em todo o país.

O “Feel Brasil” é um projeto que visa promover experiências turísticas autênticas e sustentáveis no Brasil, com foco em pequenos negócios e comunidades locais. A iniciativa busca romper com estereótipos e apresentar um Brasil diverso, com experiências que valorizam a identidade nacional, a cultura, a natureza e a gastronomia.

De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a seleção dos operadores é estratégica para ampliar a presença do Brasil nos principais mercados da América do Sul. “Ao trazer operadores desses mercados para conhecer de perto o potencial do Rio Grande do Norte, estamos apresentando experiências autênticas, capazes de transformar visitantes em embaixadores do nosso país. Essa aproximação direta com o trade internacional facilita a criação de novos pacotes, fortalece os destinos brasileiros no exterior e gera oportunidades concretas para pequenos e médios empreendedores do setor turístico”, disse.

Para ele, o objetivo é “ao voltar para seus países, esses operadores enxerguem o Brasil como um destino completo e competitivo, que oferece sol e praia, mas também cultura, gastronomia, aventura e biodiversidade únicas. O turismo é uma das nossas maiores ferramentas de desenvolvimento econômico e social, e ações como essa mostram que o Brasil está preparado para disputar o seu espaço no mercado global.”

O presidente do Sebrae, Décio Lima, avalia que “a ação do Rio Grande do Norte busca mostrar o que o estado tem de melhor para os operadores internacionais. Só conseguimos ampliar o fluxo de turistas quando conseguimos mostrar a riqueza da região e da sua gente, seus aspectos culturais próprios do estado. O turismo é um fator econômico que possui forte impacto na geração de emprego e renda, movimentando diversos segmentos que atuam desde o receptivo aos passeios, passando pela gastronomia e atrações próprias da região”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Um dos pilares da ação é facilitar o contato direto entre os operadores internacionais e a rede de parceiros locais. A programação inclui encontros com operadores locais, bem como visitas técnicas em hotéis dos destinos visitados. “Essa interação é fundamental para a criação de novos pacotes turísticos, o ajuste de roteiros e a ampliação das vendas, contribuindo diretamente para a internacionalização do turismo brasileiro e o fortalecimento da economia local”, explicou Marcelo Freixo.

Dados

O número de turistas internacionais que visitaram o Rio Grande do Norte registrou um expressivo crescimento de 40,06% em 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.

Ao final desta jornada, os operadores levarão na bagagem mais do que contatos comerciais, levarão a memória de um sol que queima e acolhe, de um vento que sopra e renova, de um mar que convida e encanta. Levarão a certeza de que o Rio Grande do Norte é um poema escrito pela natureza, esperando para ser lido e declamado pelos quatro cantos do mundo.



Fonte: https://rn.agenciasebrae.com.br/

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